Diferenças entre notícia e reportagem.

 

A diferença entre uma notícia e uma reportagem em geral é pacífica para os leitores. Noticia-se o que se sabe e reporta-se o que se recolhe no local. A noção de reportagem está ligada à colheita imediata, no local do acontecimento, das informações necessárias à posterior redacção da notícia. No entanto a reportagem sai cara. Alguém tem que se deslocar, algumas vezes fora de horas ou até a uma distância considerável, para recolher as informações. Assim, se for possível recolher essas informações sem o jornalista sair da redacção pode-se escrever a notícia e poupar tempo e dinheiro. Claro que o resultado final, com ou sem reportagem, é muito desigual.

Para o grande público, “notícia” e “reportagem” são sinônimos: notícia– diriam muitos leitores assíduos da grande imprensa – é a reportagemsobre alguma coisa. Mesmo entre pessoas com algum conhecimento decomunicação, os dois termos são às vezes usados indistintamente, comose ambos se referissem ao mesmo gênero de texto jornalístico. Em algu-mas emissoras de rádio, como a Globo AM, o termo “reportagem” chegaa ser usado no encerramento de notícias, como parte da assinatura padrão.Mesmo os profissionais de jornalismo, que distinguem com clareza osdois formatos, nem sempre se arriscam a apontar as fronteiras que sepa-ram um e outro. Mais do que uma questão eminentemente técnica, adistinção entre a notícia e a reportagem pode auxiliar o público a aumentaro senso crítico em relação ao jornal, rádio ou TV que acompanha, na me-dida em que permite ao leitor, ouvinte ou telespectador perceber o graude motivação do veículo em divulgar informações sobre determinadosassuntos, e não sobre outros.Entre os estudantes, uma visão mais clara pode proporcionar um apro-veitamento maior na leitura dos jornais e revistas. Para quem está apren-dendo em sala de aula técnicas como o lead e a pirâmide invertida, fica difícilidentificá-las olhando para uma reportagem, texto em que muitas vezes oprimeiro parágrafo é descritivo, ou então parte de um aspecto secundário como “gancho” para o assunto principal.
VEJA MAIS:

Características da reportagem

1. informa de modo mais aprofundado sobre fatos que interessam ao público a que se destina o jornal ou revista, acrescentando opiniões e diferentes versões, de preferência comprovadas;

2. costuma estabelecer conexões entre o fato central, normalmente enunciado no lead, e fatos paralelos, por meio de citações, trechos de entrevistas, boxes informativos, dados estatísticos, fotografias, etc.;

3. pode ter um caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos, interpretando-os, orientando os leitores;

4. predomínio da função referencial da linguagem;

5. linguagem impessoal, objetiva, direta, de acordo com o padrão culto da língua.

Diferenças entre reportagem e notícia 

Enquanto a notícia nos diz no mesmo dia ou no seguinte se o acontecimento entrou para a história, a reportagem nos mostra como é que isso se deu. Tomada como método de registro, a notícia se esgota no anúncio; a reportagem, porém, só se esgota no desdobramento, na pormenorização, no amplo relato dos fatos.

O salto da notícia para a reportagem se dá no momento em que é preciso ir além da notificação – em que a notícia deixa de ser sinônimo de nota – e se situa no detalhamento, no questionamento de causa e efeito, na interpretação e no impacto, adquirindo uma nova dimensão narrativa e ética. Porque com essa ampliação de âmbito a reportagem atribui à notícia um conteúdo que privilegia a versão. Se a nota é geralmente a história de uma só versão, a reportagem é por dever e método a soma das diferentes versões de um mesmo acontecimento.

IN: Cereja, Willian; Magalhães. Thereza. Texto e Interação. São Paulo: Atual editora, 2000

 

O texto abaixo trás a repórter Maria Cristina Poli dando explicações sobre as diferenças entre estes dois gêneros.

 

 

3 pensamentos sobre “Diferenças entre notícia e reportagem.

  1. A diferença fundamental entre notícia e reportagem é que a segunda aprofunda de forma mais detalhada o assunto. Traz dados relevantes ou não; apresenta pesquisa de campo (documentos, registros em geral; notícias ou reportagens antigas sobre o mesmo assunto, e é fundamental que se tenha opiniões de terceiros, daí a importância do gênero entrevista para a elaboração de uma reportagem).
    Quando à linguagem, essa deve se assemelha à da notícia: clara, objetiva, formal, imparcialidade do repórter e , principalmente, ambas têm caráter informativo.
    Acho que é isso, resumidamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s