O primeiro voto no Brasil.

7 de outubro de 2012 é dia de eleição em todo o Brasil. Nesse dia vamos eleger o novo prefeito de nossa cidade e os vereadores para 2013.

Mas você sabe como e quando tudo isso começou?

A primeira eleição no Brasil ocorreu em 1532, com voto facultativo. Mas nem todos podiam votar. A primeira votação organizada no Brasil ocorreu na Vila de São Vicente, sede da capitania de mesmo nome, e foi iniciada por seu donatário, Martim Afonso de Souza, que queria escolher o Conselho administrativo da vila. (A capitania de São Vicente é considerada a primeira cidade do Brasil, e seu território compreendia desde o litoral sul do atual São Paulo até o sul do Rio de Janeiro. )

De lá pra cá, muita coisa mudou, mas até bem pouco tempo atrás o voto era um direito restrito a pouquíssimas pessoas, apenas quem possuía uma certa quantidade de riquezas e bens ou pertencesse a famílias específicas tinham direito ao voto. E apenas os homens.

As tranformações nas eleições e ampliação do direito de voto começaram a ocorrer apenas durante o século 20. As mulheres obtiveram o direito de votar a partir de 1932, exercendo pela primeira vez esse direito em 1935.

E, vez ou outra nesse longo caminho, acontecia alguma coisa que atrasava a democracia no Brasil, como a ditadura de Getúlio Vargas, por exemplo, que durou de 1937 a 1945, e fez com quem todos só pudessem votar para presidente novamente em 1946.

Até 1988, o voto ainda era proibido para quem era analfabeto, e para os soldados e marinheiros. Com a Constituição de 1988, foi que ocorreu um nova mudança, que dura até hoje: O voto é obrigatório para todo cidadão brasileiro com mais de 18 anos e facultativo aos analfabetos e para quem tem 16 e 17 anos ou mais de 70 anos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s